Objetivo geral
Disponibilizar, em tempo quase-real, à comunidade de interessados, dados meteorológicos e oceanográficos, obtidas nas áreas oceânicas de interesse do Brasil.
Objetivos específicos
- Implantar uma rede de boias de deriva rastreadas por satélites;
- Implantar uma rede de boias fundeadas rastreadas por satélites e
- Implantar um sistema de recepção, processamento e divulgação dos dados recebidos através das duas redes acima.
Justificativas
O Oceano Atlântico Sul e tropical é uma região oceânica com uma enorme carência de dados. Na área marítima sob a qual o Brasil tem a responsabilidade de gerar e disseminar produtos meteorológicos, de acordo com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), a situação é ainda precária.
A rede de coleta de dados se restringe à alguns pontos situados em ilhas, a medições esporádicas realizadas por navios da Marinha do Brasil e navios mercantes voluntários. Desta forma, os dados estão restritos a poucas rotas de navegação que cruzam o oceano Atlântico Sul e tropical ou limitados à recepção de dados coletados por algumas poucas boias de deriva.
O adensamento da rede de coleta de dados meteorológicos e oceanográficos, por meio deste Projeto, caracterizará a primeira iniciativa brasileira, em nível nacional, para o monitoramento operacional, cujas informações serão essenciais para a melhoria da previsão meteorológica marinha e climatológica sobre a região do Oceano Atlântico Sul e tropical.
Informações técnicas
Os dados são recebidos via satélites através do sistema Argos. O programa Argos é administrado conjuntamente pela agência americana, NOAA, e francesa, CNES.
Este sistema está montado a bordo dos satélites da série NOAA que operam em órbita polar.
Os dados são descarregados em Toulouse na França e são disponibilizados no sistema GTS. Alternativamente estes dados chegam ao CHM através do INMET.
Os mesmos dados têm sido também captados diretamente no Brasil através dos satélites SCD 1 e 2 e CBERS e são disponibilizados para o CHM, via FTP, pela DSA do CPTEC/INPE.